VEJA OS BENEFÍCIOS DE SER ASSOCIADO CVB

LIGUE OU ENVIE UM EMAIL:

Rua Francisco Mendes, 353

Lojas 119  / 120 - Centro

Cabo Frio, RJ

CEP 28 907 070

Brasil

FALE CONOSCO:

Para realizar o seu evento em Cabo Frio;

Para ser nosso associado;

Parcerias e informações;

Tel: 55 22 2646-7313

Email: contato@cabofrioconvention.com.br

 

© 2016 Comunicação CVB

Coordenadoria do Meio Ambiente inicia trâmites para certificação da Praia do Forte no Programa Bandeira Azul

Avaliação inicial já foi feita por representante do Comitê Nacional

Depois da Praia do Peró, a Praia do Forte pode ser a segunda de Cabo Frio a ser certificada pelo Programa Bandeira Azul. O local já foi avaliado, faltando apenas a tramitação de documentos para que se inicie a “fase piloto”, em que receberá a sinalização fixa, indicando que está sob a avaliação do Comitê Nacional.

Para o coordenador de Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, a certificação da Praia do Peró, da forma como aconteceu, mostra que a Praia do Forte é bastante factível. “Nós já temos a expertise com o sucesso que foi a certificação da Praia do Peró.  Nossos coordenadores, Paloma Arias e Magno Maiques, trabalham com muita harmonia e sabem fazer a engrenagem girar. Sobre a infraestrutura de apoio aos usuários da praia, estamos certos que poderá ser revitalizada de forma eficiente respeitando as características e peculiaridades do local. Esta infraestrutura deverá atender a demanda já existente obedecendo aos padrões estabelecidos pelo programa prevendo também um possível aumento de visitantes”, explicou Mario.

Segundo Paloma Arias, coordenadora do “Bandeira Azul, Praia do Peró”, o Comitê Nacional solicitou que apenas um trecho da Praia do Forte fosse delimitado para concorrer à certificação.“Como a Praia do Forte é muito extensa, decidimos que o trecho entre a Duna Preta e o fim da área dos quiosques é o que mais se adequa à implantação dos critérios para a certificação”, afirmou.

Magno Maiques, que também é coordenadora do “Bandeira Azul, Praia do Peró”,  considera uma possível certificação da Praia do Forte como o resgate de um sonho.“Trazer esta certificação também para o nosso maior cartão postal seria um feito realmente grandioso”, comemorou.

O Comitê Nacional salientou que a Praia do Forte deve estar de acordo com a legislação vigente, inclusive infraestruturas e atividades na praia. Esta conformidade deve contemplar o uso da área pública por ambulantes, barracas de praia e restaurantes. Deve ser elaborado um código de conduta para o local e garantir o cumprimento da legislação. Este código de conduta pode ser adaptado do Código de Posturas do município.

Para o prefeito, Dr. Adriano Moreno, certificar a Praia do Forte será uma vitória de toda a sociedade civil de Cabo Frio. “Fiquei muito feliz com a certificação da Praia do Peró. Agora, partiremos para mais esse desafio, que é certificar a Praia do Forte.  Não é só o Turismo quem ganha com isso. Ganha toda a sociedade civil organizada, o município, o Estado e até o Brasil, por ter mais uma praia certificada. A Prefeitura dará todo o apoio para mais essa conquista”, declarou.

A partir do momento em que receber o Certificado de “Praia Piloto do Programa Bandeira Azul”, a Prefeitura deverá iniciar a adequação da praia a todos os critérios do programa. A fase piloto não pode durar mais de dois anos, este prazo poderá ser reduzido dependendo do mês em que a praia se tornar piloto, uma vez que a solicitação da certificação é sempre realizada no mês de julho, com vistas à certificação em dezembro do mesmo ano.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

‘Encontro com Cabo Frio’ vai reunir representantes do trade para debater sobre o turismo local

24/04/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes