Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), hasteia Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo



Além das águas cristalinas, cartão-postal abriga dunas douradas

e trilha repleta de atrativos


A praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), hasteou hoje (25/11), pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Azul - certificado internacional de qualidade ambiental. O resultado confere ao Peró a maior premiação global dedicada à gestão sustentável de praias. A bandeira ficará exposta até novembro de 2022.


O principal objetivo do programa é conscientizar a sociedade quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco na proteção ambiental. Para ganhar o cobiçado certificado internacional, é preciso que as praias cumpram 34 critérios específicos de qualidade da água, segurança, gestão, educação ambiental e serviços de turismo sustentável.


Todos precisam ser comprovados anualmente para que a bandeira permaneça hasteada. “É um orgulho para todos os cabo-frienses, de nascimento e de coração, hastearmos essa bandeira novamente. Vamos aproveitar a ocasião para apresentar as muitas belezas que se espalham pelos arredores do Peró, com as dunas e o Morro do Vigia”, comenta Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.


Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional. O certificado foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), que é uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países.


Em 2021, o Brasil garantiu 28 aprovações, sendo seis marinas e 22 praias contempladas com o selo ecológico. Dessas 22 praias, apenas quatro estão no estado do Rio de Janeiro. Cabo Frio é a única cidade do interior fluminense a ser contemplada. As outras praias ficam nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói.


Praia & Dunas

Com 7km de extensão, a praia do Peró é um dos principais cartões-postais de Cabo Frio. Por conta das boas ondas, é point dos surfistas. Em alguns trechos, porém, oferece mar calmo e indicado para crianças. As famílias aproveitam, ainda, a infraestrutura de bares e barracas à beira-mar.


As atrações do Peró vão além das águas azuis e cristalinas. No lado esquerdo da praia estão as Dunas do Peró, uma imensa área de preservação ambiental que abriga montes de areia fininha e dourada com alturas que variam entre 6 e 20 metros. As dunas são, ainda, salpicadas por vegetação típica e as águas da Lagoa do Guriri. Tal combinação conferiu à atração a alcunha de Lençóis do Peró, numa referência aos Lençóis Maranhenses.


Toda a região está inserida na APA Pau-Brasil e o acesso é por trilha (veículos motorizados não são permitidos). A dica é contratar um condutor ambiental ou aproveitar o passeio guiado e gratuito oferecido Hotel Paradiso Peró. As saídas são aos sábados, às 8h. Não é preciso estar hospedado para participar.


O local é perfeito também para a prática de sandboard, ou surf na areia. O esporte de aventura atrai moradores e turistas para aprenderem a arte de deslizar sobre os montes de areia fina. Para curtir a modalidade, indicada para crianças a partir de 5 anos e sem limite de idade, é fundamental o acompanhamento de instrutores profissionais, já que se trata de um esporte de aventura e natureza, praticado em área de preservação ambiental e que exige equipamentos específicos.


Entre os instrutores está o atleta, educador físico e condutor ambiental Rafael Marendino, com mais de 20 anos de manobras nas dunas cabo-frienses. Rafael conta que a experiência inclui, além das emocionantes descidas, uma verdadeira aula sobre a formação das dunas, as áreas de proteção e a fauna e a flora típicas da região.


Morro do Vigia

Já no canto direito da praia do Peró, na divisa com a praia das Conchas, a atração é o Morro do Vigia, repleto de mirantes, prainhas e encantos. Ele pode ser explorado através de uma trilha curtinha, de apenas 860 metros - mas por apresentar trechos com desníveis em pedra e áreas de penhascos, é considerada de nível moderado.


Percorrida em cerca de 1h30, a trilha descortina toda a extensão das praias do Peró e das Conchas – o morro é ligado ao continente por uma faixa de areia que separa naturalmente estas duas praias. Interpretativo e sinalizado, o percurso tem quatro QR Codes que trazem informações históricas, culturais e ambientais da região.


Entre as atrações da trilha estão:

. Mirante das Conchas

De seu topo, a 30 metros de altura, aprecia-se a Ponta do Arpoador, toda a extensão da praia das Conchas, Arraial do Cabo e as ilhas de Cabo Frio.


. Mirante do Peró

Vista de toda a extensão dos mais de sete quilômetros da praia do Peró e parte de Búzios.


. Buraco do Sargo

O nome remete ao peixe sargo, comum no local. É uma prainha encravada no costão rochoso com belo visual.


. Pesqueirinho

Prainha utilizada pelos pescadores locais para guardar embarcações e apetrechos de pesca. Excelente local para descansar e mergulhar. As formações rochosas são de grande interesse geológico.


. Gruta do Vigia

Bem perto do Pesqueirinho, permite fazer lindas fotos aproveitando o corte da rocha e a luminosidade que vem da abertura da fenda.