top of page

POLÍTICA / SERVIÇOS MTur realiza encontro com investidores para discutir Turismo Sustentável no Bras

Na última sexta-feira (10), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve reunido com o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels e uma comitiva do grupo Be-Nômade para discutir um possível investimento no segmento de turismo sustentável no Brasil. A Be-Nômade é responsável pela consolidação de Tulum, na Riviera Maya, no México, como um destino sustentável, e estuda um possível investimento no mercado de turismo do País.

“Estamos vivendo um novo momento. Temos um governo trabalhando de maneira convergente e com o objetivo de atrair investimentos para o nosso país. O turismo tem um papel crucial na retomada do crescimento econômico, e estamos desenvolvendo medidas nos mais diversos campos para garantir que o setor de viagens desenvolva todo o seu potencial e contribua para o desenvolvimento de nosso país”, comentou Marcelo Álvaro durante a reunião.

Durante a reunião, foi exposto ao grupo o cenário do turismo no país e a diversidade de parques nacionais, inseridos em diferentes biomas brasileiros e que apresentam grande potencial para receber projetos sustentáveis. Além do Ministro do Turismo, participaram do encontro o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno; o secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, André Germanos; além de representantes do Ibama, da Casa Civil e de técnicos do MTur.

O secretário André Germanos ressaltou que o governo busca atrair investimentos com o intuito de reforçar a preservação ambiental e promover o desenvolvimento de comunidades locais. Para ele, o turismo ajuda a população a valorizar ainda mais a natureza. “A consciência da importância da preservação vem com o conhecimento. Quando a pessoa mergulha em um rio, visita uma cachoeira, faz uma trilha, ela passa a valorizar ainda mais aquele ambiente e desenvolve uma consciência maior sobre a importância da preservação”, avaliou.

Na ocasião, Bjarke Ingels apresentou projetos de sua autoria espalhados pelo mundo e que envolvem o conceito sustentável, com foco no respeito aos povos e à cultura local. Ele ressaltou que a rica biodiversidade brasileira e a diversidade cultural habilitam o país a receber um de seus trabalhos.

Convergência e Investimentos

Em continuação aos encontros focados na atração de investimentos, o ministro Marcelo Álvaro e o secretário Daniel Nepomuceno apresentaram representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil ao consultor jurídico do grupo Be-Nômade, German Morales, no sentido de consolidar uma agenda integrada com várias áreas do governo federal.

O objetivo do encontro foi expor linhas de crédito e financiamentos disponíveis aos empreendimentos que o grupo busca implementar no Brasil. Uma nova reunião está prevista para a próxima terça-feira (14), a fim de que os investidores detalhem o projeto piloto que pretendem organizar no país.

O secretário-executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, destacou a intenção do governo federal de desenvolver, em conjunto com o grupo, um modelo de gestão unificado para várias rotas turísticas estratégicas, além dos parques nacionais.​

bottom of page