Mandato será para o triênio 2018/2021
Nesta sexta-feira (6), às 9h, acontece a eleição da nova diretoria do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau para mandato que vai até julho de 2021. O processo eletivo acontecerá no Hotel Marlen, no Centro de Cabo Frio. A empresária Maria Inês Oliveros é novamente candidata, em chapa única, atendendo pedido do próprio trade turístico, tendo como vice a também empresária Isabel Ramalho.
Desde que assumiu a presidência do Cabo Frio Convention, em 2015, Maria Inês conseguiu implantar uma série de ações com apoio do Sebrae, iniciativa privada e poder público com foco no fomento do turismo, principalmente na baixa temporada. Um dos frutos mais promissores é o Festival Sabores de Cabo Frio, evento de gastronomia lançado em 2015 que reúne restaurantes locais, e este ano já tem confirmada a quarta edição no mês de setembro. Somente em 2017 foram 55 participantes, que registraram aquecimento médio de 60% nas vendas, além de um aumento de 70% na movimentação da rede hoteleira durante os 30 dias de evento.
Outra ação importante da atual diretoria do Cabo Frio Convention foi o fortalecimento das discussões em torno da legalização das casas de aluguel e da regulamentação dos ônibus que fazem o transporte de turistas, tudo isso em fevereiro de 2016, durante uma grande reunião com empresários para avaliação da temporada de verão.
Mais recentemente, o destaque fica por conta do retorno da cidade na mais importante feira de turismo da América Latina, a FIT, em outubro de 2017, no Centro de Exposições La Rural, em Buenos Aires, na Argentina, e a confirmação da participação de empresários do trade turístico de Cabo Frio e da entidade na edição deste ano, que acontece de 29 de setembro a 2 de outubro. Serão mais de 102 mil visitantes, 1.575 expositores e 45 países já confirmados. Em maio deste ano a entidade também promoveu um Roadshow na Argentina e no Uruguai, com a presença de mais de 180 operadores de turismo, e em junho deu início à divulgação de Cabo Frio como destino turístico em busdoors da Argentina. Ao todo são 30 ônibus rodando todos os dias, com 18 horas de exposição do destino em 400 km, gerando uma grande visibilidade para Cabo Frio. A ação segue até o final de agosto.
Também em agosto acontece a 22ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região, a AVIRRP, e o município já confirmou presença através do Cabo Frio Convention. “Serão dois dias de muitos negócios, vendendo Cabo Frio como destino turístico para um público selecionado, capaz de movimentar a economia da cidade durante todo o ano, e não somente no verão, como tem acontecido até hoje”, comentou Maria Inês Oliveros. Outra novidade implantada pela atual diretoria do Convention e que vai ajudar a ampliar a divulgação do nome de Cabo Frio para o Brasil e para o mundo é a parceria com a revista De Bordo, e que acaba de ser ampliada. A publicação, que até então era voltada apenas para passageiros das Auto Viações Única e Fácil, agora também é a revista oficial do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, atendendo a 19 destinos brasileiros com mais 9 milhões de passageiros/ano. “E nessa parceria conseguimos que, a cada edição, seis páginas sejam dedicadas a Cabo Frio, levando nossos atrativos, nossa culinária, nossa cultura e nossa história para diversos públicos”, comemora Maria Inês Oliveros.