Região dos Lagos vai ganhar reforço de helicóptero para agilizar resgates e salvamentos durante o ve


Projeto piloto vai acontecer nos feriados de setembro e outubro

Cabo Frio (RJ), 31 de agosto de 2017 – Está confirmado: a partir de dezembro a Região dos Lagos terá à sua disposição uma aeronave para atuação exclusiva em salvamentos marítimos e terrestres. O helicóptero, um modelo Esquilo Alfa Serra 50 de fabricação francesa e montado no Brasil, ficará à disposição do 18º grupamento do Corpo de Bombeiros durante todo o verão, e será totalmente equipado para atender a todo tipo de resgate.

- A vinda dessa aeronave para o verão já está certa, e foi até anunciada hoje durante nosso I Simpósio de Salvamento Aquático, no Hotel Malibu. O tenente coronel Verdini, do grupamento aéreo, acabou de fazer uma apresentação dessa aeronave, que fará um primeiro teste piloto durante o feriadão da Independência, do dia 6 ao dia 10 de setembro, e depois no feriadão de outubro, atuando tanto no resgate de colisões, socorro terrestre e combate à incêndio. Vai ser um reforço muito grande não apenas para o morador mas, principalmente, para o turista, que terá uma sensação de segurança ainda maior em nossa cidade – explicou o tenente coronel Cássio Capelli, comandante do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, lembrando que só em 2016 “tivemos mais de 10 mil afogamentos nessa região, e quanto mais rápido a gente consegue chegar no paciente, maior a sobrevida dele”.

Segundo o tenente coronel Verdini, a realização dos projetos pilotos nos dois feriados prolongados que estão se aproximando é de extrema importância “por ser uma novidade na Região dos Lagos”.

- Como a região nunca teve este apoio aéreo antes, precisamos conhecer muito bem todas as necessidades que isso vai gerar, e aí pensarmos nas estratégias para o verão, com uma operação mais sólida e concisa. Com o projeto piloto vamos gerar estatísticas para conhecer as demandas da região uma vez que a aeronave vai atender todas as cidades – revelou o militar, lembrando que “a intenção é estabelecer um contato em Cabo Frio devido às condições de navegabilidade e estrutura, reduzindo o tempo / resposta das operações de resgate e salvamento em mais de 90%, significando uma diferença muito grande entre a vida e a morte”.

Quem ficará responsável pelo socorro de emergência é a coronel Cláudia, que durante o Simpósio explicou que cada cidade da região terá uma área exclusiva para pouso da aeronave com suporte de uma ambulância que fará a transferência do resgatado para a unidade de saúde local. Em Cabo Frio essa área será localizada no Parque Burle, em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

SIMULAÇÕES REFORÇAM A QUALIFICAÇÃO

Além da aeronave, moradores e visitantes também terão um verão mais tranquilo com relação à qualificação dos guarda-vidas. É que o 18º grupamento do Corpo de Bombeiros tem investido constantemente em treinamentos e simulações diversas. Uma dessas simulações, de salvamento marítimo, aconteceu hoje de manhã e atraiu curiosos na Praia do Forte. Com apoio de jet ski, pranchas e veículos motorizados, os bombeiros simularam o salvamento de um grupo de pessoas em situação de afogamento. O tempo fechado e o mar revolto serviram para dar maior realidade à cena, que agradou quem assistiu.

- Sou mineiro de Juiz de Fora e frequento Cabo Frio desde os anos 80. Sempre que venho gosto de nadar na Praia do Forte, e foi a primeira vez que vi esse treinamento. Confesso que me senti ainda mais seguro vendo que eles estão em constante capacitação – comentou o aposentado Geraldo Rivera Guerra.

Para o empresário de hotelaria e vice presidente do Cabo Frio Convention Bureau, Radamés Muniz, “essa sensação de segurança é muito importante para uma cidade turística como Cabo Frio”.

- Quando um turista vem pra cidade ele quer viver boas histórias, quer ter lembranças felizes, experiências positivas. É isso que faz com que ele volte e ainda traga outros visitantes numa próxima vez. Por isso esse trabalho do tenente coronel Capelli, que também é realizado pelos demais comandantes da região, com apoio do comando geral do Estado, de qualificar e capacitar ainda mais a tropa, mais a vinda desse helicóptero para o verão, é extremamente importante. Como empresário do turismo, e como representante de uma instituição turística, o que eu mais quero é que nosso turista sinta-se seguro em nossa cidade e volte sempre, gerando renda e emprego para todos – avaliou Radamés.

NOVOS POSTOS GUARDA VIDAS

Outro reforço na área de segurança marítima será a entrega do primeiro posto guarda vidas de Unamar, distrito de Cabo Frio, que acontece nesta sexta-feira, às 11 horas, na Praia de Unamar. Um segundo já está em construção. Antes, às 9h, será entregue à população a revitalização do posto de salvamento da Praia do Forte, que ganha o nome de Posto Subtenente Márcio Alves, uma homenagem da corporação ao militar, mais conhecido como Boca, e que morreu recentemente vítima de infarto.

FALE CONOSCO:

Para realizar o seu evento em Cabo Frio;

Para ser nosso associado;

Parcerias e informações;

Tel: 55 22 2646-7313

Email: contato@cabofrioconvention.com.br

 

© 2016 Comunicação CVB